sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Juízes tem um tríplice-proposito: 1. Histórico;2. Teológica;3. Espiritual


* ITm.3:1-2, 10; 4:12 - Se algum servo de Deus desejar o episcopado, isto é, ter sobre si a responsabilidade pastoral, deseja um encargo nobre e importante. É necessário, porém, que essa aspiração seja confirmada pela Palavra de Deus e pela Igreja, porque Deus estabeleceu para a Igreja certos requisitos específicos. Quem se disser chamado por Deus para o trabalho pastoral deve ser aprovado pela Igreja segundo os padrões bíblicos - Tt 1.5-9.
II - UM LEVITA A PROCURA DE COMODIDADE:
O livro de Juízes tem um tríplice: 1. Histórico= Nara a conquista de Canaã e o inicio da monarquia em Israel;
2. Teológica = Enfatiza o principio estabelecido na Lei que obediência traz paz e vida, sendo que a desobediência opressão e morte;
3. Espiritual = O livro mostra a fidelidade de Deus a sua Aliança.
    * Leiamos Jz 17:1-13 - Eis aí um exemplo negativo de levita que foi "consagrado" a sacerdote. Analisemos:
* MICA = “Quem é como Yhwh?
* Da tribo de Efraim.
*Sansão sai de sena e entra -  Mica introduz a Idolatria em Israel –Jz.17:1 e 18:31.
* Após o pecado da idolatria vem o pecado moral em Israel. (19:1-).
Ele tinha uma casa de imagens. Fez um “efode” – vestimenta de sacerdote; “terafins” – objeto usado para advinhação;
Jz.17:6.
Mica contrata um levita da tribo de Judá, que vinha peregrinando a procura de comodidade  
    * (4) - TINHA UM PREÇO; ACEITOU SUBORNO - Jz 17:10-11 - Mica procurava um sacerdote que abonasse sua idolatria; qualquer pessoa ia servir.
Por desespero de causa, já havia ordenado ao sacerdócio os seus filhos, que nem levitas eram! Aparecendo este jovem peregrino que queria COMODIDADE, Mica fez um "ótimo negócio": comprou um sacerdote por dez moedas de prata por ano, vestuário e o sustento! Esse era o preço daquele jovem levita para ser "consagrado" a sacerdote!
    * (5) - PERDEU O CONTROLE - Jz 17:11 - Quando o idólatra Mica propôs o "acordo", o jovem "sacerdote" seria como "um pai", isto é, orientaria a família e deteria a autoridade espiritual. Porém, depois de consentir em ficar com Mica em meio a tanta idolatria e pecado, o agora jovem "sacerdote" perdeu o controle da situação: Já não tinha nenhuma autoridade, porquanto "... lhe foi como um de seus filhos" .
    * (6) - FAVORECEU O ENGANO - Jz 17:13;
Em pecado e completamente longe de Deus, Mica acreditava que a presença de um sacerdote abonando tudo o que fazia traria a bênção do Senhor para sua vida. O jovem "sacerdote" deveria repreender e orientar Mica no caminho certo, mas abriu mão de sua missão; trocou-a por comodidade, por uma vida mansa.
    * Aquele jovem foi comprado por dez moedas de prata por ano, mais roupa e comida.

III - O FINAL DO LEVITA "CONSAGRADO" AO SACERDÓCIO:
( Quem consagrou ao sacerdócio?) -
    * Jz 18:14-20 - Qualquer um mandava naquele jovem "sacerdote": Disseram-lhe para se calar e depois que fosse com eles para ser sacerdote de UMA TRIBO INTEIRA!
    * O jovem já havia se vendido por dez moedas de prata, vestuário e sustento. Agora, se empolgou com a QUANTIDADE DE MEMBROS QUE LHE OFERECIAM!
    * Há pregadores que só querem ministrar a Palavra de Deus se houver presentes milhares ou milhões de pessoas; só querem pregar em ginásios ou em locais onde suporte um grande número de presentes;
    * Jesus pregou para uma multidão, mas também pregou para uma só pessoa! - Mt 5:1 (uma multidão); Jo 4:5-7 (uma mulher).
    * E o que dizermos de Filipe?! - At 8:5-13 (uma multidão); At 8:26-40 (caminho deserto; um homem etíope; em todas as cidades).
    IV - QUAL FOI O CAMINHO TRILHADO PARA CHEGARMOS AO MINISTÉRIO PASTORAL?:
    * Leiamos Jo. 10:1-13 e meditemos em alguns versículos, separadamente:
    * Jo 10:1 - Jesus traça um quadro vívido dos falsos mestres: LADRÃO 
(o que furta com astúcia); SALTEADOR (aquele que assalta de surpresa).
    * O cego de nascença, quando gloriosamente curado pelo Senhor, recebeu a aprovação e a bênção dos Pastores do povo de Deus? Não! Eles o maltrataram e o expulsaram da sinagoga. Será que o excomungaram pelo amor que tinham a sua alma? Não! Jesus os chama de LADRÕES e SALTEADORES que não entraram pela porta.
    * Depois de ser expulso da sinagoga, o ex-cego de nascença era considerado morto, como se não mais existisse. Não podia estudar com os outros, nem comer com eles. Contudo, apesar de ser cortado da sociedade dos amigos, não se arrependeu do seu passo.
        * Por onde entramos para exercermos o pastorado?
* Foi Deus quem nos consagrou ou foi "Mica"?
Há homens que "resolvem" que tem "um chamado" e são "consagrados" por qualquer pessoa!
    * Jo 10:2 - Mica "consagrou" seus dois filhos ao sacerdócio!
MAS O MINISTÉRIO PASTORAL NÃO É CARGO HEREDITÁRIO!
    * Há muitos que passam a direção do trabalho do Senhor para os próprios filhos, que são "consagrados" ao ministério pastoral por influência dos pais. Será que esses filhos foram chamados e consagrados por Deus? É preciso entrar pela porta, e isto significa seguirmos os passos que a Palavra de Deus orienta para a consagração de um Pastor.
    * Vemos, assim, que há um caminho indicado por Deus para entrar no ministério e há também um caminho inventado pelos homens:
Reparemos:
At 19:13-16 =
       * Por outro lado, a ovelha é simples. Porém, tem um ouvido apurado: Dentre mil cordeiros balindo, ela reconhece a chamada de seu filhote. E entre mil pastores estranhos, ela reconhece logo a voz do seu verdadeiro Pastor.
    * Ainda mais:
    * (A) - A "Porta" representa Cristo;
    * (B) - O "Porteiro" representa o Espírito Santo; logo...
    * (C) - TODOS OS PASTORES QUE ENTRAREM PELA "PORTA", TERÃO O AUXÍLIO DO "PORTEIRO"!
    * Assim, o verdadeiro Pastor possui, pelo menos, quatro marcas:
    * (1) - É reconhecido pelo "Porteiro", que lhe abre a "Porta";
    * (2) - A voz do verdadeiro Pastor é conhecida e atendida pelas ovelhas;
    * (3) - O verdadeiro Pastor conhece suas ovelhas individualmente e chama cada uma por seu próprio nome; e
    * (4) - O verdadeiro Pastor conduz as ovelhas aprisco afora, para pastagens verdejantes.
    * Em todos esses pontos, é diferente do falso Pastor.
    * Jo 10:4 cf Tt 2:7 - O verdadeiro Pastor, com a graça de Deus, é o guia da Igreja; torna-se o padrão dos fiéis, orienta-os com integridade e vai à frente deles.
    * Jo 10:5 - Se o Pastor não tem autoridade sobre a Igreja que está sob sua responsabilidade, é sinal de que seu ministério não é legítimo!
Não entrou pela porta! Não seguiu os passos naturais para alcançar seu cargo! Talvez tenha se vendido, como aquele jovem levita, e perdeu o controle da situação.
    * Jo 10:11 - Jesus foi APÓSTOLO (Hb 3:l), PROFETA (At 3:22), EVANGELISTA (Lc 4: 18) e MESTRE (Jo 3:2). Porém, é interessante notar que, embora fosse tudo isso, Ele não disse que era "O BOM APÓSTOLO", "O BOM PROFETA". "O BOM EVANGELISTA" ou "O BOM MESTRE". Mas disse: "EU SOU O BOM PASTOR".
V - COMO CUIDAR DAS OVELHAS DE DEUS?
    * As ovelhas adultas são denominadas de OVELHAS
    * Os filhotes, CORDEIROS
    * A ovelha sem Pastor é a criatura mais insensata: perde-se; não acha o pasto; come erva danosa; não encontra água; está sujeita a ser devorada por inimigos de todos os lados. Por isso, devem ser cuidadas e apascentadas.
    * Leiamos Jo 21:15-17 - Jesus nada deu a Pedro para apascentar. Ao contrário, Pedro tinha de, nas mãos do Mestre, transformar-se em "pão partido"! Pedro não tinha nenhum outro recurso além da ajuda do Homem de Dores, o qual, na qualidade de Bom Pastor, deu a Sua vida pelas ovelhas.
    * É como se Jesus dissesse: "Eu dei a minha vida pelas ovelhas. Agora, Pedro, faça você o mesmo!"
    * Devemos ter um transbordamento do amor de Deus que seja suficiente para alimentarmos as ovelhas. Isto significa exatamente darmos a vida pelo rebanho do Senhor para alimentá-lo - I Jo 3:16
    * Quando Jesus disse a Pedro para alimentar as ovelhas, não lhe deu nada com que pudesse alimentá-las. Sabem por quê? Porque as ovelhas se alimentam de nós mesmos, os Pastores: através das nossas orações, nossos momentos devocionais, nossos estudos bíblicos...
    * Há, nas três incumbências, certa progressão de pensamento. Vejamos:
    * (1)  "APASCENTA OS MEUS CORDEIROS" - Isto se refere especialmente a crentes jovens e imaturos, que devem ser guiados mansamente e alimentados com o genuíno leite espiritual, que é a Palavra - I Pe 2:1-3;
    * (2) "PASTOREAI AS MINHAS OVELHAS" - Guiar, dirigir, proteger de inimigos os discípulos mais maduros que já saem a enfrentar o mundo, conservando também a disciplina do rebanho.
    * (3)  "APASCENTA AS MINHAS OVELHAS" - Às vezes há crentes antigos que tem tantas fraquezas ou tentações que exigem mais atenção pastoral do que até os próprios cordeiros.
    * Resumindo: Tanto os CORDEIROS (os novatos e fracos na fé) como as OVELHAS (os mais avançados e mais experimentados na fé) precisam do serviço do fiel Pastor.
"Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória" - I Pe 5:1-4.
  FONTES DE CONSULTA:
    * A Bíblia de Estudo Vida
    * Bíblia de Estudos Plenitude.
    * Linhares, Jorge - O Pastor - Editora Getsêmani Ltda
    * A Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD
    * Boyer, Orlando - A Espada Cortante Vol. 2 - CPAD
    * Pearlman, Myer - Ouro Para Te Enriquecer - Instituto Bíblico das Assembléias de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário